NOVAS CARREIRAS TECNOLÓGICAS

APRENDER E ADAPTAR


Da Redação

Os avanços tecnológicos muitas vezes não são identificados como soluções agradáveis para os trabalhadores, tendo em vista que envolvem mudanças e até a extinção de profissões.  Porém, a mesma revolução tecnológica cria novas demandas, e com isso, gera novas possibilidades de trabalho.

O mercado atual é volátil e demanda inovações constantes. É necessário que o profissional seja capaz de adaptar-se constantemente às novas tecnologias e crie formas modernas de realizar o seu trabalho, possuir um olhar analítico referente às mudanças no mercado e tecnologias.

As soluções tecnológicas transformam dinâmicas de trabalho de diversos setores. A tecnologia Blockchain, Smart Contracts e criptomoedas demandam que os profissionais atualizem sua forma de trabalhar para acompanhar as tendências mercadológicas.

No ambiente do Direito, por exemplo, a tecnologia Blockchain permite novas modelagens de negócios e funciona como um livro contábil digital, que é distribuído e descentralizado. Já a Smart Contracts é uma ferramenta para automatizar contratos com softwares que programam rotinas de tarefas para serem auto executáveis. As Criptomoedas já são uma realidade de muitos mercados, e no Direito promove o desafio tributário e regulatório ao profissional. Dessa forma, o caminho para o aperfeiçoamento e as novas profissões em relação ao mercado é a especialização constante, a fim de integrar os conhecimentos e tecnologias à prática profissional.
(fonte G1)
A empresa especializada em recrutamento Robert Half realizou uma pesquisa global com 300 CIOs brasileiros entrevistados em 2019, para saber mais como os avanços tecnológicos impactam nas maneiras de trabalhar na área de Tecnologia da Informação. As 10 profissões emergentes em TI mais citadas foram as seguintes:

•Chief IoT Officer - 38%

Levando em conta o alcance da IoT no mundo, a função de Chief IoT Officer recebeu grande destaque, com as atribuições de gerenciar a criação de produtos “inteligentes” e “conectados” orientados por dados móveis, a necessidade de aplicar a tecnologia de Internet das Coisas, além de levar para o mercado as inovações do ramo.

•Cloud Builder/Cloud Computing Engineer - 37%

Promovido pelos avanços da Computação em Nuvem. Um especialista desta área promove análises dos indicadores do ambiente computacional, acompanha a evolução da infraestrutura e otimização destes recursos. O objetivo é assegurar que as soluções  funcionem de acordo com o desejo dos clientes e usuários em relação à segurança, disponibilidade e desempenho.

•Wearable Technology Experts - 36%

O crescimento da tecnologia Wearable foca em soluções para o cotidiano do usuário, aplicada em dispositivos versáteis (acessórios conectados e inteligentes como: Smart Watch, Headset Computer e outros).

•3D Printing Jobs - 35%

A tecnologia de impressão 3D, também conhecida como prototipagem rápida tem ampliado seus campos de atuação e conquistado mercados. A busca por profissionais habilitados nessa área tem chamado a atenção.

•Robotic Software Engineer - 34%

É a união da Engenharia de Software aplicada com os conceitos de robótica para construir soluções para a execução de tarefas. Área que vem despertando o interesse de profissionais e de líderes de mercado.

•Incident Detection Innovator - 31%

Para proteger-se e prevenir ataques cibernéticos, estes profissionais de segurança devem usar a automação em sua estratégia para detectar inovações e propostas de segurança cibernéticas.

•Hardware Technician - 30%

Os técnicos de hardware fornecem suporte a funcionários ou clientes quanto a problemas técnicos relacionados a hardware e software, dando instruções sobre como usar diferentes programas e dispositivos.

•Information Security Specialist/Security Strategist - 29%

A necessidade de especializar-se em Segurança da Informação tem relação com as novas tecnologias que promovem novos riscos, por isso é necessário acompanhar os avanços relativos à segurança de dados.

•Counterespionage Analyst - 29%

O Analista de Contrainteligência também está relacionado ao tema de segurança, ele realiza pesquisas e investigações para avaliar e combater ameaças externas.

•Chief Data Officer/Data Protection Office - 23%

Um Diretor de Dados (CDO) é um executivo corporativo responsável pela governança corporativa ampla e utilização de informações como um ativo, por meio de processamento de dados, análise, mineração de dados, troca de informações e outros meios.


Comente!